Leia 5 dicas para ter boas ofertas para renovação do seguro do seu automóvel

Para não se deparar com aquela ligação do corretor dizendo “amanhã o seu seguro vence, precisa renovar hoje”, é bom se programar e ficar atento a algumas dicas, para garantir o melhor custo / benefício, garantindo segurança. Visando dirimir dúvidas sobre a renovação, elencamos 5 dicas para que você tenha a melhor experiência com a sua seguradora.

1. Antecipe o contato com seu corretor

Assim como descrito na situação do início desse texto, o motorista nunca deve esperar ser contatado pelo corretor para começar a planejar a renovação do seguro. Provavelmente, você terá pouquíssimo tempo para pensar, já que, infelizmente, é uma prática de mercado deixar para oferecer a renovação em cima da hora, para que o cliente não tenha tempo de buscar outras opções.

Marque na agenda um lembrete para duas semanas antes do vencimento do seu seguro e, nesse momento, faça contato com seu corretor. Solicite que ele faça pelo menos 3 cotações e você terá o tempo necessário para analisar o que cada proposta cobre e tomar a sua decisão. Mas, atenção, 15 dias de antecedência são suficientes, já que as propostas também têm validade e o preço do seguro pode mudar.

Importante: nunca espere a apólice vencer, afinal, basta um só dia sem cobertura para que você tenha uma baita dor de cabeça e um grande prejuízo!

2. Faça pesquisa

Tudo bem que o tempo é curto para tantos afazeres, mas, se você puder, faça a sua própria pesquisa. Existem seguradoras online que fazem cotações pela internet. É claro que você deve fechar com um corretor, pois ele é o profissional habilitado para te oferecer segurança nessa operação, mas não custa ter parâmetros até para cobrar dele uma melhor oferta da seguradora. Fazer a sua pesquisa é a melhor maneira de barganhar um desconto.

Os valores podem variar de corretora para corretora, já que quem vende cobra uma comissão, mas quanto maior o seu poder de negociação, melhor.

3. Trocar de seguradora nem sempre é vantajoso

O preço do seu seguro não varia apenas pelo que você representou no último ano, em números, para a sua seguradora. Se, por ventura, pessoas com o mesmo modelo de carro que o seu deram prejuízo à seguradora, o preço de todos irá subir no ano seguinte. Nesse caso, optar pela concorrente pode significar pagar menos, já que uma companhia pode ter registrado muitos sinistros para um determinado modelo e outras não.

Por outro lado, quem é cliente da mesma seguradora há muito tempo pode ter vantagens na hora da renovação. Isso vai depender de cada empresa e do quanto está disposta a reter o cliente.

De qualquer forma, ao trocar de seguradora, o bônus que você eventualmente acumulou nesta empresa será transferido automaticamente para a nova. O bônus é o desconto concedido na renovação, que aumenta caso não haja sinistro na apólice anterior.

4. Informações necessárias para renovação do seguro

De um ano para o outro, muita coisa pode mudar na sua vida, não é mesmo? Por isso, você precisa estar atento quanto às informações que constam na sua apólice. Se você mudou para um prédio que tem garagem, por exemplo, é provavelmente terá um desconto no seu seguro quando for renovar o contrato.

O questionário que você preenche para o seguro, com características pessoais (sexo, idade, etc.) e do automóvel (modelo, ano, cor, etc.).serve como balizador para que a seguradora defina os riscos a que seu veículo estará exposto e, consequentemente, o valor que você irá pagar. Por isso, no momento da renovação, o corretor precisa saber se algo mudou em relação a sua última apólice e, em caso positivo, fazer a alteração.

Mesmo que a mudança possa gerar um maior custo pra você (se seu filho completou 18 anos e vai começar a usar o carro, por exemplo), é muito importante ser honesto e informar à seguradora. Caso contrário, ela pode se negar a pagar indenização em caso de sinistro.

5. Aproveite ofertas para pagar menos

Não existe mágica para conseguir um seguro bom, com boas coberturas e que seja barato. Os riscos são calculados pelas seguradoras, que muitas vezes têm preços parecidos. Mas algumas empresas podem fazer ações promocionais na época da renovação da sua apólice, o que pode representar bons descontos.

Outra forma de tentar economizar é verificar se os benefícios extras oferecidos pela seguradora e que não necessariamente estão ligados a seguros de veículos, como chaveiro 24 horas, assistência para animais de estimação, etc, têm impacto significativo no preço final, e, em caso positivo, avaliar se podem ser descartados. Alguns desses serviços são oferecidos sem custo adicional. Nesse caso, vale a pena mantê-los.

Por último, a dica é pechinchar! Se você já tem um relacionamento de longos anos com seu corretor, vale pedir a ele que aperte um pouco a comissão dele para te proporcionar um preço melhor. Quem sabe você não consegue convencê-lo? Boa sorte!!!

Texto: UnibaSeguros